domingo, 20 de junho de 2010

Copa do mundo 2010

Estava ensaiando como começaria a falar deste assunto super atual... algumas ideias vem à minha cabeça enquanto assisto o jogo.
No intervalo do jogo de hoje e de todos, como de praxe, o Galvão Bueno anuncia as capitais do Brasil onde as pessoas vão pra rua, vestem a camisa da seleção e fazem festa. O comércio do país fecha, ninguém trabalha enquanto a seleção entra em campo. Que legal!!! Um país de tradição na copa do mundo, isso é normal...

Num país como o nosso, com tantas divergências culturais e sociais, a população se junta em casa ou em bares pra torcer pela seleção. Ninguém fala nada, todos tensos e ansiosos até sair o tão esperado gol, quando todos pulam, gritam, soltam rojões e comemoram.

Incrível como o esporte mobiliza e une as pessoas. O que me incomoda em toda essa animação que descrevi não é a impolgação pelo esporte, mas a falta de impolgação pelos outros assuntos do nosso país que ninguém se manifesta. Assuntos até do planeta...

A poluição do meio ambiente e a conservação das nossas riquezas naturais aqui na Terra, a desigualdade social e a fome no mundo. Aqui o presidente lança o "fome zero" crendo que extinguirá o problema. Seria mais fácil dar a vara e ensinar a pescar do quê dar o peixe pronto pra comer. Há 8 anos ele governa para um eleitorado mal instruído que aceita essa campanha.

O planeta está bagunçado, não me lembro nos meus 22 anos de um outono tão extenso e frio. Nosso país tropical sofre as consequências da mãe natureza, a única que não perdoa. O tsunami tempos atrás foi a resposta da natureza ä tantas agressões humanas ao meio ambiente.

Quando foi que alguém parou de trabalhar para plantar um árvore? separar o lixo? consertar um vazamento? recolher o lixo na rua?
Em contrapartida, quando sofrem com enchentes, terremotos, deslizamentos de encostas, ondas gigantes, tremores, furacões; culpam o governo e não a si mesmos.

Nós mesmos, os vilões do conto de fadas que aconteceria na Terra, os bandidos desse romance... sim o ser humano é um animal auto destrutivo que gosta de copa do mundo, chora pela seleção e não cuida do seu habitat nem do seu próximo.

Continuem pensando sobre isso... agir... toda ação gera uma reação!

Parabéns pra seleção, o jogo foi tenso hoje...

Um comentário:

  1. muito bom seu texto Vanessa, com tantos problemas maiores para ser resolvido e estamos todos nós preocupado com o futebol que "trará nosso pão de cada dia", mas não podemos remar contra maré, ou seja, um contra todos não iremos a lurgar algum, enquanto as pessoas não mudarem o jeito de pensar e agir não havera um futuro promissor.

    ResponderExcluir