sexta-feira, 25 de junho de 2010

Falar ou Calar?

       Quando falamos jogamos no ar ondas sonoras irreversíveis.
       O poder das palavras é absurdo, imenso e eterno. Quantas vezes você chorou ao ouvir alguma coisa? quantas vezes sorriu? se emocionou? quantas vezes se lembrou de algo muito importante que ouviu e, quantas vezes falamos sem pensar?
      Declarações de amor, boas notícias, aquelas coisas inesquecíveis que ouvimos. Existem também más notícias e ofensas em forma de ondas sonoras.
      Hoje conversando com um colega, eu disse à ele a seguinte frase: "Existem várias maneiras de se dizer a mesma coisa, escolha a certa", e a conversa se encerrou em breve. Passado algumas horas eu ouvi muitas palavras que não me foram de total agrado, foi quando eu lembrei desta conversa da tarde.
      É, palavras tem o dom de fazer chorar e sorrir, de ferir e curar mas, nada que você diga depois apaga o que disse anteriormente. Pedir desculpas é interessante porém não tem como apagar o que foi dito.
     Muitas vezes a melhor opção é calar, falar o que pensa e o quer é aceitável, só que da maneira certa. Pense antes de falar ou se cale.
     Cale as ofensas, as reclamações, as bobagens, as intrigas, as mentiras; fale o que precisa ser ouvido, fale de forma amena, fale baixo.
      Falar ou calar? Use o bom senso.

Um comentário:

  1. Como é aquela frase.... "muitos são os que não falam nada.. poucos são os que ficam em silêncio..." não é bem assim, mais é mais ou menos isso! hehehe !

    ResponderExcluir